Balanço energético e sua importância?

Balanço energético e sua importância?

O balanço energético tem uma importância gigantesca para quem quer emagrecer eficiente. O que é esse balanço energético, para que serve e como se divide? Além de responder a essas questões, darei dicas de exercício físico e alimentação.

Os pontos que vou abordar são:

  1. O que é balanço energético?
  2. O que é balanço energético NEUTRO?
  3. O que é balanço energético positivo e negativo?
  4. Qual dos três balanços energéticos tem o papel mais eficaz no emagrecimento?
  5. O que influencia mais no emagrecimento?

Cada um desses temas traz uma visão bem prática para te proporcionar saúde e consequentemente o emagrecimento eficiente. Aproveite bem essa leitura para obter informações adequadas e simplificadas que irão te auxiliar na busca pelo seu objetivo.

  • O que é Balanço energético?

O balanço energético está relacionado com a quantidade de energia que você consome e com o que você gasta de energia durante o dia, vou explicar:

Energia consumida – é referente a tudo que você come, ingeri ou consome de alimentos sólidos e líquidos diariamente.

Energia gasta – é vinculada a toda atividade do organismo, como por exemplo: atividade cerebral, escovar os dentes ou prática esportiva.

No conteúdo anterior, informei sobre como o corpo gasta energia durante o dia. É importante do assunto já mencionado para prender um pouco mais sobre o processo de emagrecimento eficiente.

  • O que é balanço energético NEUTRO?

É importante entender o balanço energético neutro para que seu o emagrecimento não estagne.

Imagine que você esteja praticando uma dieta orientada pelo seu nutricionista, baseada no que você consome de energia, porém, se a quantidade de energia que você gasta (1500 kcal) é igual à que você consome (1500 kcal) o seu balanço será neutro.

  • O que é balanço energético positivo e negativo?

Agora que você já entendeu o que é Energia Gasta e Energia Consumida fica mais fácil para explicar o balanço energético positivo e negativo:

Positivo – está relacionado ao que consumimos de calorias durante o dia e se essas calorias forem mais do que gastamos chamamos de balanço energético positivo.

Negativo – está vinculado ao que gastamos de energia durante o dia, se estamos gastando mais do que consumimos isso é denominado balanço energético negativo.

Aqui entra o profissional de educação física para te auxiliar no gasto energético por meio do exercício físico e o nutricionista na prescrição de uma dieta com baixa ingestão de calorias.

  • Qual dos três balanços energéticos tem o papel mais eficaz no emagrecimento?

Os três são importantes, porém, quando o objetivo é emagrecimento, o balanço energético negativo vai ter o grande papel em uma estratégia eficiente de emagrecimento. Nesse momento, a orientação do profissional de educação física e do nutrição será essencial.

Profissional de educação física – é ele que vai ter avaliar e prescrever um programa sistemático de exercício físico, com a quantidade correta semanalmente e diariamente de treinos para elevar seu gasto energético.

Profissional de nutrição – vai elaborar a estratégia nutricional de acordo com o que o profissional prescreveu no programa de treinamento. Para que assim, você consiga ingerir menos calorias do que gasta.

  • O que influencia mais no emagrecimento?

O que vai ter uma grande influência no emagrecimento vai ser a qualidade dos alimentos que você consome e a forma que você pratica seu exercício físico para gastar energia.

Qualidade dos alimentos – partindo do pressuposto que você deve comer comida diariamente para manter o bom funcionamento do organismo, os alimentos que você escolhe podem influenciar no seu emagrecimento, dica:

  • Veja a qualidade nutricional do alimento;
  • A quantidade que você consome;
  • O valor calórico de tal alimento;
  • E nunca deixe que em sua dieta faltem minerais, proteínas, gorduras e carboidratos com qualidades, quantidades e com calorias suficientes para deixar sua ingesta menor do que você gasta.

Tipo de exercício físico – As pessoas acham que fazer horas de exercício físico por dia, vai ajudar mais no emagrecimento. O exercício físico tem o papel de acelerar o seu metabolismo, e a musculação é a modalidade que mais contribui para esse objetivo. Desde que, seja feita da seguinte forma:

Treino Intenso de até 30 min.

Utilização de Circuitos (vários exercícios e sem descanso);

Vale ressaltar que um treino intenso não pode ser muito demorado, até porque você não consegue ficar um tempo enorme treinando intensamente.

Foque em um treino que eleve sua temperatura corporal. Essa é a dica mais importante.

Conclusão

Nesse conteúdo informativo, vimos a importância do balanço energético que se divide em: neutro, positivo e negativo. E claro a função do balanço energético para emagrecimento e como os profissionais se utilizam disso para ajudar as pessoas a emagrecerem de forma eficaz.

Agradeço e te parabenizo por ter lido até o final esse conteúdo. Porque eu sei que por meio das informações corretas e com muita prática você chegará ao seu objetivo que é ter saúde e consequentemente um físico bacana.

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