Como o nosso corpo gasta a energia durante o dia

Como o nosso corpo gasta a energia durante o dia

Superimportante para você que precisa Emagrecer Eficiente entender como o nosso organismo gasta energia ao longo do dia. E esse gasto de calorias pelo metabolismo acontece através de três aspectos essenciais que vou abordar neste texto.

Esses três pilares do gasto calórico são: Metabolismo de Repouso, Gasto da Atividade Física e o Efeito Térmico dos Alimentos, serão divididos nos seguintes tópicos:

  • Gasto do Metabolismo de repouso;
  • Gasto da Atividade física;
  • Gasto do Efeito Térmico dos Alimentos;
  • Qual dos três tem o maior gasto calórico;
  • Como o organismo começa a parar de gastar energia e acumular gordura;
  • Como o exercício físico pode acelerar o metabolismo de repouso.

Tendo essa informação em mãos vai ficar fácil para você emagrecer de maneira eficiente e ficar atento a algumas coisas que possam diminuir seu gasto calórico durante o dia.

  • Gasto do Metabolismo de Repouso;

Esse metabolismo de repouso nada mais do que o somatório de todos os processos metabólicos e fisiológicos, que acontecem no nosso organismo, responsáveis por gastar energia de alguma forma, são vários, mas vou citar e explicar apenas dois.

  • Atividade cerebral – mesmo dormindo o seu cérebro está funcionando de maneira autônoma e gastando calorias para tal atividade.
  • Manutenção da temperatura corporal – para manter a temperatura corporal em nível saudável o nosso organismo gasta calorias para isso.

Como dito anteriormente há outros aspectos que fazem parte do metabolismo de repouso, como: transporte do oxigênio, produção de hormônios, entre outros. Creio que esses dois servem para explicar e dar uma noção pratica desse assunto.

  • Gasto da Atividade física;

Quando falamos de atividades físicas, aqui envolve praticamente tudo, como escovar os dentes, tomar banho, limpar casa, etc. E sem contar também que seu organismo pode gastar energia a mais se você for um praticante de exercício físico.

A dica que eu deixo para você é: saia do SEDENTARISMO, seja adepto de alguma modalidade esportiva e procure ser o mais ativo possível durante o dia. Assim você aumentará seu gasto calórico. Dicas:

  • Trocar o elevador pelas escadas;
  • Procurar ir aos lugares a pé;
  • Usar seu tempo livre de maneira ativa;

Essas dicas já vão ajudar muito na criação de hábitos saudáveis que contribuem para gastar calorias e consequentemente para seu emagrecimento.

  • Gasto do Efeito Térmico dos Alimentos;

“Há tempos, afirma que a capacidade individual a reagir com produção de calor à ingestão de alimentos define a maior ou menor propensão ao ganho de peso corporal. (Stock MJ. Gluttony and thermogenesis revisited. Int J Obes. 1999;23(11):5-17.)”

O efeito térmico dos alimentos é a quantidade de energia que é gasta para fazer sua digestão, absorção, metabolização, excreção, etc. Esse processo todo pode variar de acordo com sua dieta ou hábitos alimentares.

Entre proteína, carboidrato e gordura a proteína é o macro nutriente que tem o maior efeito térmico, o que mais consegue gastar energia pelo organismo, sendo esse um dos motivos pelo qual esse macro nutriente deve ser bem administrado em uma dieta.

E existem alimentos que exercem influência no organismo, por meio de uma aceleração do metabolismo, são conhecidos como alimentos termogênicos: água gelada; gengibre; chá verde e outros.

  • Qual dos três tem o maior gasto calórico;

Cada um desses três aspectos contribui para o nosso gasto calórico diário e eles têm peso diferente em nosso organismo, no entanto, o gasto do metabolismo de repouso é causador do maior gasto calórico diário.

Praticamente os gastos deles giram em torno de:

Dentro de uma estratégia para Emagrecer Eficiente você deve sim levar em considerações esses três pontos.

  • Como o organismo começa a parar de gastar energia e acumular gordura.

De maneira pratica e simples é assim que funciona:

Metabolismo de repouso – se algum órgão ou glândula endócrina não estiver funcionando bem, é normal que seu metabolismo fique mais lento e o acúmulo de gordura nesse caso é inevitável.

Atividade física – se você é uma pessoa que trabalha sentada, anda muito de carro, evita andar a pé a qualquer custo e é sedentária, com certeza esse estilo de vida vai diminuir a quantidade de calorias diária gastas e consequentemente vai acumular gordura.

Efeito Térmico dos Alimentos – como eu disse anteriormente dependendo dos alimentos que você ingere eles têm gasto de calorias diferente na digestão. A quantidade calórica ingerida diária também vai ter relevância no acúmulo de gordura.

  • Como o exercício físico pode acelerar o metabolismo de repouso;

É totalmente possível acelerar o metabolismo de repouso através do exercício físico e isso vai depender de como acontece a prescrição do programa de treinamento e um ótimo profissional pode ajudar nessa situação, por meio do controle da:

  • Intensidade do treino;
  • Volume do treino:
  • Tempo de treino etc.

Lógico que existem outras variáveis como essas, mas citei apenas essas para que você tenha uma noção da importância do treino no metabolismo de repouso. Logo vou escrever alguns conteúdos com melhores explicações sobre esse tema e com vídeos demonstrativos.

O importante e fazer o corpo gastar energia durante e após treino!

Espero que você tenha gostado de saber como acontece o gasto calorias ao longo do dia pelo o nosso corpo. E agora é hora de botar em prática!

Desde já eu agradeço sua busca incessante por conhecimento e por esse motivo sei que você está muito próximo de alcançar o seu objetivo.

Um grande abraço e nos vemos em breve.

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