Como perder a gordura acumulada no corpo?

Como perder a gordura acumulada no corpo?

É importante, primeiramente, que você entenda como é acumulada a gordura no seu corpo, para que, então, possa iniciar o processo para perder gordura acumulada em qualquer região do seu corpo. Além das explicações necessárias, oferecemos algumas dicas simples para emagrecer, que ajudarão a perder gordura localizada e deixar o seu corpo mais bonito.

Aqui estão os aspectos que serão abordados:

  1. Tipos de células que acumulam gordura no corpo;
  2. Gordura visceral – onde é acumulada no corpo;
  3. Gordura subcutânea – onde é acumulada no corpo;
  4. Como perder gordura localizada;
  5. Melhor estratégia para perder gordura do corpo.

Por meio desses temas que abordarei neste conteúdo informativo, você obterá algumas dicas para um EMAGRECER EFICIENTE, de maneira geral, e que irão ajudar a perder a tão indesejada gordura localizada que se acumulou no seu corpo por causa de alguns descuidos.

  • Tipos de células que acumulam gordura no corpo:

No corpo humano existem células adiposas que estão no tecido adiposo, onde é acumulada a gordura em excesso. Cada célula adiposa é capaz de acumular gordura até 10 vezes o seu tamanho, por isso que qualquer desleixo pode levar você a ficar acima do seu peso ideal.

As células dos adipócitos são divididas em visceral e subcutânea, ambas possuem funções metabólicas bem diferentes e, dependendo de onde está essa gordura, há uma emergência maior para perdê-la (como no caso da gordura da barriga ou órgãos).

  • Gordura visceral – onde é acumulada no corpo:

O tecido adiposo visceral é aquele que vai acumular gordura ao redor dos órgãos (coração, fígado, rins, pâncreas e outros) e vísceras. Esse acúmulo de gordura é muito perigoso em relação ao surgimento de doenças associadas à síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão, obesidade e resistência à insulina); essa gordura acumulada segrega citocinas pró-inflamatórias que deixam o seu corpo mais exposto a doenças crônicas.

Pessoas com maior proporção de gordura central correm elevado risco de adquirir diabetes, hipertensão e doenças cardiovascular (AZIZI et al., 2005). Conferir algumas medidas, como cintura-quadril, é adequado para se detectar essa relação de risco.

  • Gordura subcutânea – onde é acumulada no corpo:

Já o acúmulo de gordura no tecido adiposo subcutâneo ocorre abaixo da pele e ao redor do nosso corpo. A gordura acumulada nessa região não oferece muito perigo ao metabolismo, contudo ela acaba sendo a mais indesejada, para a maioria das pessoas, tornando-se o grande motivo para que as pessoas procurem um profissional de educação física para ajudar na solução.

  • Como perder gordura localizada:

A notícia que eu tenho é que não adianta tomar remédio para emagrecer, fazer exercício localizado para perder barriga ou perder gordura de qualquer região do corpo. Faço essa afirmação porque não existe nada, na literatura, que comprove a eficácia desses tipos de estratégias, algumas aparentemente mirabolantes.

Vejo muitos marqueteiros prometendo milagres que nem Jesus fez! Essas estratégias “milagrosas” muitas vezes acabam contribuindo para o desenvolvimento do “efeito sanfona”.

  • Melhor estratégia para perder gordura no corpo:

Se você é sedentário(a), não há estímulo do metabolismo e nem queima de gordura acumulada, porque o exercício físico (musculação) é responsável pelo aumento da taxa metabólica basal (TMB); sem a prática de exercício físico o acúmulo de gordura aumenta.

Na verdade, o que eu conheço como ideal para o emagrecer eficiente é que a pessoa procure o profissional de educação física especialista na causa para avalia-la e, em seguida, encaminhar os dados da avaliação física para um nutricionista, a fim de que, juntos, esses dois profissionais contribuam para a perda de gordura corporal. Esta é a melhor combinação.

Outra situação que você precisa encarar, dependendo do nível de gordura que há em seu corpo, é ter muita paciência, determinação e se motivar com as vantagens de ter uma vida saudável e alcançar o peso ideal para o seu biótipo.

Gostou deste artigo? Caso queira que eu publique algum artigo cujo tema é do seu interesse, deixe sua sugestão abaixo. Terei o maior prazer em ajudar você!

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Não se esqueça de assinar o canal para você pode receber as atualizações do site.

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.