Por que, no início, emagrecer é rápido e fácil?

Por que, no início, emagrecer é rápido e fácil?

No início do tratamento para emagrecer surgem, sim, resultados rápidos, porém, não é fácil manter esses resultados ao longo do tempo. Vou explicar o que acontece quando você começa a perder peso, e como continuar mantendo os resultados.

Os temas que abordarei são:

  1. Perder peso rápido causa um desequilíbrio do organismo.
  2. Como o organismo responde a essa perda de peso rápido.
  3. O que a ciência fala sobre emagrecer rápido.
  4. Quais são as piores estratégias para emagrecer.
  5. Quais são as melhores estratégias para emagrecer eficiente.

Você e todo mundo quer emagrecer rápido, principalmente no início, não é mesmo? Só que esse caminho pode levar ao efeito sanfona. Os temas que vou trazer aqui são como placas de atenção, para que você possa caminhar com segurança rumo aos resultados sólidos.

Perder peso rápido causa um desequilíbrio no organismo.

Você já reparou como as pessoas estão muito motivadas no início de um método maluco para perder peso? Isso ocorre porque os resultados só são obtidos nesse início, mas com o passar do tempo não se sustenta a perda de gordura.

“Quem deixa a casa em desordem herdará vento.” Provérbios 11. 29.

Quando você usa um método para emagrecer rápido, o organismo entende como uma bagunça, o que está acontecendo, então começa a buscar recursos para manter ou voltar a se equilibrar, procurando meios de combater a própria perda de peso rápido.

Como o organismo responde a essa perda de peso rápido.

Todos os dias você se pesa para ver o resultado aparecendo? Mas, depois de algum tempo você percebe que seu peso parou de baixar e aquelas gordurinhas localizadas continuam nas mesmas regiões, por que será? Explico:

A balança parou de fazer diferença?

O seu organismo freou essa perda de peso como meio de proteção das funções vitais fisiológicas, e passa para um tempo em que seu organismo vai se defender e você precisa de outra tática para emagrecer, que vou passar mais à frente.

O que a ciência fala sobre emagrecer rápido.

Você conseguiu resultados rápidos e agora está voltando a engordar de novo? Isso é bem normal, e digo mais: tem gente que ainda engorda mais do que no início e isso se chama efeito sanfona.

Segundo Tremblay et al. (1997) e Riss Janssen (2001), perder peso em curto prazo não se sustenta em longo prazo com a reprodução de uma mesma estratégia.

Por isso existem os profissionais, que devem orientar, montar um planejamento personalizado para você emagrecer eficiente, e não sair perdendo peso de qualquer jeito para depois recuperar todos os quilos perdidos.

Quais são as piores estratégias para emagrecer.

Tenho certeza de que você sabe muitas dicas para emagrecer, principalmente aquelas que prometem perder peso nos primeiros meses. Só que a melhor estratégia é aquela que se sustenta por anos ou até o fim da vida.

Nesse conteúdo (perder peso rápido emagrece?) eu abordei esse tema.

Aqui vou citar as duas piores dicas que conheço:

Dieta restrita – uma dieta restrita dura quanto tempo? Muito pouco tempo! Ingestão equilibrada de três macronutrientes no organismo – carboidratos, proteínas e gorduras – é fundamental; restringir um deles trará problemas para a saúde.

Treino de baixa intensidade – treino utilizando caminhada pode ser bom para sua parte psicológica, como uma terapia; porém, para emagrecer, não é eficiente; se você quer perder peso com qualidade tem que elevar a intensidade do treino.

Quais são as melhores estratégias para emagrecer.

Basicamente são duas coisas que você deve ajustar na sua estratégia: o seu treino e a dieta. Voltados para emagrecer esses dois aspectos bem regulados conseguem reduzir todos os efeitos colaterais que acontecem no início que eu citei acima.

Você deve evitar o uso de fármaco, quando se trata de uma estratégia para emagrecer eficiente. É inútil tal prática; o que se deve mesmo é confiar nesses dois pontos: treino bem prescrito e dieta, para fazer a manutenção da massa magra e manter a diminuição da % de gordura.

Parabenizo você por buscar informações úteis e desejo que você tenha sucesso, aplicando o que leu aqui.

Um grande abraço e nos vemos em breve.

Assine o canal agora, para se manter atualizado com informações voltadas para o emagrecimento. É só colocar seu email logo abaixo.

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.