Qual a função do gasto energético durante o exercício para emagrecer

Qual a função do gasto energético durante o exercício para emagrecer

Calcular o gasto energético do exercício físico não serve como estratégia eficiente no processo de emagrecimento e por isso vou abordar temas importantes que realmente explicam a função do exercício físico na diminuição de peso.

Irei abordar esse assunto, seguindo os tópicos abaixo:

  • Contribuição do exercício físico no gasto diário;
  • Outras funções importantes do exercício físico;
  • Qual a função mais importante do exercício físico;
  • Como o exercício físico deve ser feito;
  • Cuidado com as estratégias radicais.

Na maioria das vezes, as pessoas pensam que o exercício físico serve apenas para emagrecer, porém ele vai muito além disso. Vou explicar melhor os benefícios que ele proporciona, além do gasto calórico.

  • Qual a Contribuição do exercício físico no gasto diário?

Para entender o tanto que o exercício físico contribui, preciso explicar como acontece o gasto calórico diário em nosso corpo. Para isso vou utilizar os números abaixo:

Efeito Térmico da Alimentação – 7% a 13%;

Efeito da Atividade Física – 15% a 30%;

Taxa Metabólica Basal – 60% a 75%;

Repare que o exercício físico (15% a 30%) não é o que gasta mais durante o dia, certo?  Esse gasto calórico é referente apenas a uma sessão de treino diária, ou seja, a contribuição dele é pequena no processo de emagrecimento.

Lembrando que: aqui estou levando em consideração apenas a contagem calórica de uma sessão em relação ao gasto total diário.

  • Quais são as funções do exercício físico?

Se nos preocuparmos apenas com a contagem do gasto calórico do exercício físico será uma péssima estratégia, porque nesse sentido qualquer intensidade de exercício físico já podería trazer esse objetivo.

O exercício físico transcende o gasto calórico, e atualmente a ciência vem demostrando isso de várias maneiras, como:

  • No controle da fome – Para quem não sabe, o exercício tem esse papel e principalmente exercícios de alta intensidade são os mais eficientes. Estudos apontam que os praticantes sentiram menos fome após o treino intenso.
  • Acelera o metabolismo – Geralmente as pessoas que precisam emagrecer ou as sedentárias sofrem com um metabolismo lento, porém a prática correta do exercício físico pode ajustar seu metabolismo de maneira incrível.
  • Utilização da gordura como fonte de energia – no processo de emagrecimento, o organismo precisa ser reeducado de maneira que utilize gordura como fonte de energia e isso pode ser alcançado por meio da prescrição correta do exercício físico.
  • Qual a função mais importante do exercício físico

Os benefícios que a atividade física pode trazer vão muito além dos já citados no tópico anterior.

No processo de emagrecimento, a função mais importante do treino é acelerar o seu metabolismo corporal e isso não está relacionado apenas a gastar calorias.

Você sabia que um treino pode gastar muitas calorias e mesmo assim não acelerar o seu metabolismo?

Outro objetivo importante do exercício físico está em manter seu metabolismo acelerado por horas após o treino.

Então o treino preciso acelerar o seu metodismo e mantê-lo acelerado, pois esse é o papel mais importante do exercício físico no processo de emagrecimento.

  • Como deve ser o exercício físico para emagrecer?

Tudo que eu sempre falo é para você não focar na contagem de calorias durante o treino e sim em como está a intensidade do seu exercício físico.

Porque nós precisamos acelerar o seu metabolismo corporal, isso depende da maneira que você pratica sua atividade física.

E para intensificar um treino são utilizadas várias estratégias e princípios avançados, nesse quesito a musculação tem vantagem com relação às demais modalidades, pois, essas estratégias e princípios se adaptam melhor ao treinamento com peso.

Uma dica que eu deixo para você é procure um profissional de educação física habilitado e experiente no treino de alta intensidade para que ele faça uma avaliação física e prescreva um treino personalizado.

  • Cuidado com as estratégias radicais

Dietas severas e com muita restrição calórica são consideradas estratégias radicais, pois fazem com que seu corpo diminua o metabolismo corporal.

E só para lembrar que no processo de emagrecimento precisamos do contrário, que é acelerar o metabolismo.

O que acontece basicamente é isso:

  1. Cérebro sinaliza para o corpo que precisa gastar menos energia porque a ingestão de alimentos está baixa e ele liga um sinal de alerta para economizar energia, ou seja, acaba diminuindo o seu metabolismo.
  2. Outra coisa que o cérebro faz é aumentar a sua fome, porque ele entende que você está ingerindo menos calorias que realmente precisa para manter as funções corporais normais.
  3. Normalmente isso acontece com pessoas que sofrem grande redução de peso de maneira brusca e os efeitos colaterais levam a uma grande dificuldade em manter o peso perdido entrando em um efeito sanfona.

Antes de praticar qualquer estratégias por conta própria procure profissionais para ter ajudar na alimentação e no exercício físico individualizados.

Conclusão

Aprendemos que a contribuição do gasto calórico de um treino tem pouca influência para o emagrecimento e que o exercício físico tem várias funções que ultrapassam o gastar calorias durante a atividade física.

De qualquer forma o intuito desse conteúdo é deixar claro para você parar de se preocupar em contar as calorias do exercício físico realizado e se atentar em como seu treino está sendo executado.

Porque como nós vimos, o objetivo do treino é acelerar seu metabolismo corporal durante horas.

Vou ficando por aqui e te agradeço por ler até o fim esse conteúdo, tenho certeza que os resultados virão a partir do momento que as informações certas forem aplicadas.

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