Saiba como a gordura localizada se acumula no homem e na mulher

A gordura localizada se acumula de maneira diferente, no corpo do homem e da mulher

Com esta matéria você irá entender para onde vai essa gordura localizada, no homem, e onde ela se acumula na mulher. Deixo, aqui, algumas dicas para um emagrecer eficiente (perder barriga e gorduras localizadas).

São vários aspectos que influenciam na direção que a gordura localizada segue, no corpo, levando a que tanto a mulher quanto o homem venham a engordar em lugares diferentes; basicamente são estes:

  1. Enzima lipase lipoproteica;
  2. Padrão de acúmulo de gordura no homem e na mulher;
  3. Saiba diferenças hormonais entre homem e mulher;
  4. Uso de hormônio sintético pela mulher;
  5. Estilo de vida moderno tem mudado o padrão de acúmulo de gordura;
  6. Saiba perder peso e o acúmulo da gordura localizada.

O homem e a mulher têm um modo de acumular gordura distintos, o que é normal; porém, o que não é normal é o excesso de gordura no corpo. O acúmulo de gordura localizada tem provocado mudanças corporais tanto no homem quanto na mulher e são esses aspectos que vou tratar.

  • Enzima lipase lipoproteica

A Lipase Lipoproteica (LPL) é a enzima atuante mais importante para o acúmulo de gordura corporal, no homem e na mulher; é a LPL que libera os ácidos graxos na corrente sanguínea, onde será acumulado imediatamente nos adipócitos. O estímulo da LPL ajuda no desenvolvimento da obesidade visceral (pessoas que engordam muito na barriga), segundo Kern (1996).

  • Padrão de acúmulo de gordura no homem e na mulher

Costumo brincar dizendo que Deus, no jardim do Éden, disse para a mulher: você vai engordar na região do quadril e vai ter um formato de pera (denominado ginoide) e disse para o homem: você vai engordar no tronco e na barriga e terá um formato de maçã (denominado androide). Essa uma forma simples de explicar a distinção entre as características do corpo do homem e da mulher.

  • Saiba diferenças hormonais entre homem e mulher

Hormônio do crescimento e testosterona (no homem) reduzem a atividade da LPL do tecido adiposo, segundo Ailhaud (1998).

O homem tem um nível elevado desses hormônios e, consequentemente, tem certa facilidade para perder peso; em contrapartida, a mulher tem um nível baixo desse hormônio e uma concentração maior de hormônios como estrogênio e progesterona, que vão dar as características femininas e aumentar a gordura na mama e no quadril, já na puberdade.

  • Uso de hormônio sintético pela mulher

Tenho conhecimento de que muitas mulheres, atualmente, estão usando testosterona ou derivados sintéticos com o objetivo de aumentar a massa muscular e para emagrecer. O perigo dessa prática é perder gordura na região do quadril e na mama, porém, adquirir aparência masculinizada, assim como acumular gordura na barriga, que, conforme já sabemos, é uma característica do homem.

  • Estilo de vida moderno tem mudado o padrão de acumulo de gordura

Como se não bastasse a dificuldade que as pessoas têm para perder peso ou perder barriga, que é o que todo mundo quer, o estilo de vida moderno marcado pelo estresse, pela dieta industrializada e pelo sedentarismo vem alterando níveis hormonais de homens e mulheres, podendo modificar as regiões de acúmulo gordura localizada em ambos os sexos.

Por exemplo, homens vêm apresentando níveis de testosterona mais baixo, decorrente do estilo de vida e isso dificulta perder peso; começam a engordar de maneira anormal, podendo-se, dessa forma, ver homens acumular gordura localizada nas mamas e quadril, que são características da mulher.

  • Saiba perder peso e o acumulo da gordura localizada

Até aqui falamos dessa indesejada gordura localizada em ambos os sexos, mas é bom saber também que não basta apenas emagrecer e essas gorduras localizadas continuarem, né? Como vejo muitas pessoas reclamarem, vou apontar segredos importantes para alcançar um emagrecer eficiente:

Musculação – além de contribuir para emagrecer a musculação é capaz de, por meio de exercícios e aparelhos específicos, fortalecer e enrijecer regiões onde estão essas gorduras localizadas.

Dieta – em vez de você gastar rios de dinheiro com produtos ou suplementos ‘mágicos’ para perder barriga, sai mais barato você procurar um profissional para montar uma dieta personalizada para você.

Essas duas combinações são as mais poderosas que eu conheço para um emagrecer eficiente. Espero que você tenha gostado desse conteúdo; caso queira que eu publique algo sobre um assunto específico é só deixar sua sugestão.

Um grande abraço e nos vemos logo.

Registre seu e-mail logo abaixo e recebe gratuitamente as atualizações do blog.

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.