Perder peso rápido emagrece?

Perder peso rápido emagrece?

A pergunta “perder peso rápido emagrece?” parece redundante, já que perder peso e emagrecer parecem ideias sinônimas. Porém, quero esclarecer que perder peso não é, necessariamente, a mesma coisa que emagrecer com saúde, além de que perder peso rápido pode ser prejudicial. Neste conteúdo vou tirar dúvidas a respeito do que seja perder peso rápido e do que seja emagrecer eficiente.

Muitas pessoas querem emagrecer rápido, e eu afirmo que existem infinitas estratégias milagrosas, porém, trata-se de métodos que mais prejudicam a saúde do que emagrecem, tendo em vista que a maioria deles são estratégias de marqueteiros que querem apenas o seu dinheiro. Desejo alertar, aqui, sobre como não cair nessas armadilhas, abordando os seguintes temas:

  1. Entenda porque perder peso rápido é prejudicial à saúde;
  2. Estratégias malucas para emagrecer rápido:
  • Dietas restritivas
  • Produtos que emagrecem rápido
  • Remédio para emagrecer
  1. Exemplo: porque perder peso rápido é prejudicial à saúde;
  2. Perder peso rápido versus peso ideal;
  3. A verdadeira estratégia para emagrecer eficiente.

Tenho certeza de que cada um desses pontos que estou abordando aqui neste conteúdo responde à pergunta: “perder peso rápido emagrece?”. E mais, respondo dúvidas que giram em torno do que é emagrecer com saúde e ter um peso ideal.

  1. Entenda porque perder peso rápido é prejudicial à saúde.

Eu já respondi a essa questão em um outro artigo, qual seja, “Como perder a gordura acumulada no corpo?”, mas, basicamente, é porque o organismo liga um sinal de alerta, estabiliza a perda de peso e começa a frear queima de gordura para não faltar num momento futuro.

Perder peso rápido é prejudicial à saúde porque ele acontece com perda da massa muscular e isso não é uma estratégia boa para emagrecer eficiente. Perder peso rápido causa disfunções metabólicas e diminuição da sua imunidade, facilitando o surgimento de patologias inflamatórias.

  1. Métodos malucos para emagrecer rápido.

Essas táticas para emagrecer rápido nada mais são do que um convite para entrar no efeito sanfona; além de não trazer resultados para a estética, elas vêm associadas a problemas para a saúde. E os convites são basicamente estes:

  • Dietas restritivas:

Todo o santo dia a indústria inventa uma dieta nova. Geralmente é uma dieta que convida para fazer da sua vida em evento, mas a verdadeira dieta é uma reeducação alimentar, e, para isso, um nutricionista e outros profissionais aliados responsáveis pela saúde podem ajudar.

A indústria da dieta prioriza o capital e ignora os danos à saúde. (Cf.  SOUTO; BUCHER. Nutr., Campinas, 19 (6): 693-704, nov./dez., 2006).

  • Produtos que emagrecem rápido:

Sempre aparece, para ilustrar esses produtos, uma celebridade ou uma foto que retrata o antes e o depois de uma pessoa que perdeu muito peso, mas a verdade é que a ciência não comprova “as mágicas” que esses produtos que emagrecem rápido oferecem.

  • Remédios para emagrecer:

As pessoas usam muito e, na maioria das vezes, sem nenhuma recomendação médica; além de não dar resultados sólidos esses remédios para emagrecer nunca vão substituir o exercício físico e a dieta.

Remédios para Emagrecer Rápido
  1. Exemplo de por que perder peso rápido é prejudicial à saúde.

 Esse exemplo que vou dar agora geralmente acontece com pessoas que não fazem avaliação física e ficam apenas coma a balança como parâmetro para guiá-las. Afirmo que perder peso rápido não é emagrecer com qualidade ou saúde!

Vamos ao exemplo: suponhamos que eu faça uma avaliação física e veja que você tem 80 quilos e 25% de gordura corporal. Depois de umas semanas você vem todo(a) feliz para que eu o(a) reavalie, dizendo que perdeu 10 quilos de peso na balança. Faço sua reavaliação e vejo que você diminuiu para 21% sua gordura corporal, o que significa que foram apenas 5 quilos de gordura que você perdeu. Os outros 5 quilos que você perdeu foram de massa muscular, ou seja, você não teve alterações na sua composição corporal e essa perda de peso pode ter sido prejudicial para sua saúde e qualidade de vida.

  1. Perder peso rápido versus peso ideal.

O seu peso ideal é aquele que, quando você se olha no espelho sente-se bem com o que vê, ou quando você coloca uma roupa e vê que ela vestiu bem. Pessoas que conseguem perder peso rápido com estratégias doidas não conseguem essa estética e ainda adquirem alguns problemas para a saúde.

Já falei bastante que emagrecer rápido e sem orientação de um profissional, assim como com ideias mirabolantes de marqueteiros trazem mais transtornos para a saúde do que qualquer outra coisa. Agora vou citar alguns pontos que devem ser evitados na busca do peso ideal.

  • Perda de massa magra – a massa magra é importante para o envelhecimento saudável e essencial em um método para emagrecer eficiente, ou seja, a manutenção ou aumento dessa variável contribui, e muito, para a sua saúde.
  • Diminuição da imunidade – essas estratégias radicais sem orientação profissional vão baixar sua imunidade e deixar o seu organismo predisposto a ataques de vírus e bactérias que podem provocar diversas doenças.
  • Uma estética feia – uma boa estratégia para emagrecer eficiente é acompanhada de estética, ainda que a prioridade de um emagrecimento seja a saúde; porém, a consequência de você estar no caminho certo é ter como bônus a estética.
  1. A verdadeira estratégia para emagrecer eficiente.

Primeiramente você deve manter uma crescente diminuição do percentual de gordura, pois é isso que vai fazer baixar suas circunferências nas principais regiões do corpo; em segundo lugar você deve, no mínimo, manter ou aumentar a sua massa magra.

Lembre-se de que mais importante do que a velocidade é a direção a qual você está seguindo, porque tendo as coordenadas certas, além de você atingir o emagrecimento, haverá também melhora da capacidade funcional do seu organismo, isso é saúde e não tem preço.

Todos esses processos podem ser orientados e acompanhados por profissionais que ajudarão a atingir resultados, embora mais lentos, porém mais estáveis e sólidos, que é o inverso da perda de peso rápido. “A gata apressada muitas vezes pare gatinhos tísicos”, já disse Teófilo Folengo.

Tenho certeza de que você está muito próximo de encontrar o melhor caminho para a sua saúde e para um emagrecer eficiente.

Agradeço e deixo um grande abraço.

Assine o canal colocando seu e-mail logo abaixo e recebe nossas atualizações.

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.