Qual é a função da gordura no organismo?

Lembro-me quando minha falecida e senhorinha mãezinha dizia para alguma menina: “Nossa, fulana, como você está linda, e tão gorda! Um banho de água fria para a garota (rsrs). Para os antigos, o padrão de beleza era ser gordinho (a); só que o padrão de beleza atual é ser magro (a). Com isso, homens e mulheres criam ‘neuras’ e ‘psicoses’ assustadoras com relação ao próprio corpo.

Minha orientação é que você não esteja em nenhum dos extremos: nem com alto, nem com baixo nível de gordura corporal, mas que esteja em equilíbrio e busque desenvolver um corpo saudável. É isso que importa!

A gordura corporal tem muitas funções benéficas em nosso corpo; vejamos algumas:

a) É combustível que fornece energia para funcionamento do corpo;

b) A gordura transporta substâncias lipossolúveis como vitaminas;

c) Serve como isolante térmico;

d) Protege órgãos e vísceras contra impacto e reveste a membrana celular;

Qual é a função da gordura no organismo?e) Uma das funções mais relevantes da gordura é a endócrina, que se responsabiliza pela secreção de hormônios e proteínas; quando desregulada pelo excesso ou falta de gordura corporal, haverá descontrole da saciedade, da pressão arterial, poderá haver aumento do risco de inflamações e outros riscos.

Eu sei que algum gordinho (a) poderá querer tirar vantagem dessa informação, no entanto, já deixo de antemão avisado que existem níveis e padrões de gorduras, para homens e mulheres, que se aumentados podem acarretar o surgimento de doenças.

Para solucionar problemas relacionados a esses aspectos aqui delineados, existem um sem número de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física capacitados para orientar você em relação ao nível de gordura recomendado.

Concluindo, existem grandes vantagens em se manter peso e porcentagem de gordura corporal adequados, por meio de um estilo de vida ativo e saudável. Faça esta opção para sua vida!

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.