É importante queimar calorias durante o treino para emagrecer?

É importante queimar calorias durante o treino para emagrecer?

Você é desses(as) que faz contagem de calorias durante o exercício físico para emagrecer? Vou explicar que essa é uma estratégia muito mal compreendida e mal aplicada por quem quer perder peso.

O que abordarei aqui neste conteúdo são dúvidas e práticas que tenho observado na galera da academia sobre esse tema e que o fazem como se fosse a melhor estratégia para queimar calorias. São as seguintes:

  1. Quem utiliza a contagem de calorias durante o treino para emagrecer?
  2. Existe uma distorção da contagem de calorias para perder peso?
  3. Um aeróbico de 1 hora chega a queimar quanto de calorias?
  4. Aeróbico de três vezes na semana X fast-food.
  5. Tem lógica treinar mais para queimar as calorias ingeridas em excesso?

Cada um desses tópicos vai esclarecer por que a contagem de calorias não é uma boa estratégia para emagrecer. Não importa o que você gastou de calorias durante o treino; o relevante para perder peso é continuar a gastar gordura após o exercício.

  1. Quem utiliza a contagem de calorias durante o treino para emagrecer?

A contagem de calorias é utilizada por Nutricionistas. na dieta, para diminuir a ingestão calórica. e pelos Educadores Físicos, na prescrição de exercícios físicos para aumentar seu gasto calórico; isso é apenas um norte para deixar negativo o balanço energético entre o que se ingere e o que se gasta no auxílio para emagrecer.

A galera que quer emagrecer rápido começa a contar as calorias que são gastas durante o treino, com isso elas passam horas se exercitando por dia, pensando que vão queimar o máximo de gordura possível.

Essa é uma péssima estratégia para quem quer emagrecer. O exercício físico não tem a função apenas de gastar calorias durante o treino e muitos menos para compensar a ingestão demasiada de calorias ou o aumento de peso de um fim de semana.

  1. Existe uma distorção da contagem de calorias para perder peso?

Sim, existe uma enorme distorção, principalmente pelas pessoas que se pesam toda hora ou por quem tem neurose por balança. Elas veem o peso subir e pensam que precisam fazer o máximo de exercício possível diário para gastar calorias e perder peso.

Existe um ditado popular que diz: “o que vale é a intenção”. Porém, como eu já disse, essa boa intenção de ficar horas na academia e procurar o exercício que mais vai gastar calorias para perder peso não é uma boa estratégia.

  1. Um aeróbico de 1 hora chega a queimar quanto de calorias?

Já vou avisando que se você é desses que pensa que sua corrida, bike ou caminhada gastaram muitas calorias nos 60 minutos de prática, imaginando que essa é uma boa maneira de perder gordura localizada, já respondo que o impacto é pequeno.

O máximo de calorias que você pode gastar, dependendo da intensidade do treino, são 530 Kcal; e mais: conforme o que você comer ou beber logo em seguida, se for algo calórico, já recupera as calorias gastas e prejudica seu esforço para perder peso.

  1. Aeróbico de três vezes na semana X fast-food.

Essa é uma excelente relação para explicar por que é tão difícil sair do efeito sanfona. A famosa caminhada chega a gastar em torno de 320 kcal e você caminhando três vezes na semana gasta a quantidade de 960 kcal, certo?

Dependendo do sanduba que você comer num fast-food, ele tem mais 800 calorias, ou seja, são quase as calorias que você gastou durante a semana nas suas caminhadas. Eu não contabilizei seu refrigerante e nem outras escorregadas que possivelmente aconteceram.

  1. Tem lógica treinar mais para queimar as calorias ingeridas em excesso?

Essa é principal dica que eu deixo para você que quer perder peso. A matemática é clara e prova que não é interessante calcular o quanto você está gastando de calorias durante o seu exercício, ou seja, não ajuda a EMAGRECER EFICIENTE.

Para queimar o sanduba de fast-food você precisa de 2h e 30 min de caminhada ou corrida moderada, sem falar no escorregão do fim de semana. Isso explica que não se compensa a má alimentação com exercício físico.

A ideia aqui foi usar a lógica para explicar que não é importante o quanto você gasta de calorias ou a queima de gordura durante o exercício físico. Se você comeu a mais do que deveria, volte para sua dieta e faça a quantidade normal de exercício.

Existem outras estratégias de treinos que são mais eficientes para emagrecer do que essa em discussão. Citarei mais à frente em outros conteúdos.

Vou ficando por aqui e deixo um grande abraço para você!

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